Sempre imaginava coisas desse mundo afora,
mas foi preciso um anjo aparecer em minha vida
para poder ir voando e ver de perto coisas lindas,
e ainda ter o direito de ser a companhia desse anjo
até o fim dessa minha vida.... você.... :-)
Me toooo minha linda....!!!
Alvaro Ennes

sábado, 19 de novembro de 2011

3º. dia - Marseille e Cassis






Por recomendação de um grande e querido amigo (He Man), fomos a Marseille (cidade mais antiga da França, fundada há 2600 anos, segunda maior cidade da França e banhada pelo Mar Mediterrâneo) conhecer a Basílica de Notre-Dame-de-la-Garde a 162m de altitude que nos dá uma visão de 360º de toda a cidade.  Saimos bem cedinho de Aix-en-Provence (este é o segredo para você conhecer lugares famosos sem muito tumulto), o dia estava lindo e a Basílica é realmente maravilhosa, tanto no seu interior quanto no exterior.
Marseille não me agradou, tanto quanto todas as cidades grandes - muita gente, muito trânsito, muita confusão.



Então partimos para Cassis, distante cerca de 35km de Marseille ou 30 minutos imperdíveis de carro. Estrada sinuosa porém perfeita como toda estrada no exterior - seja via principal ou não.
Cassis é uma bela e pequena cidade. Um belo porto onde se atravancam os turistas acomoda centenas de restaurantes que, para quem gosta de peixe (que não é o meu caso), pode se fartar. Optamos por um passeio de lancha para conhecer as belíssimas calanques - pequenos braços de mar que recortam o litoral, ladeados por falésias calcárias que formam pequenos paraísos de praias. Elas se estendem por cerca de 20 km entre Cassis e Marseille e as mais altas podem ter 300m de altura. O ruim do passeio de lancha é que não podemos dar um mergulhinho sequer e ficamos com água na boca por não ter percorrido o trajeto à pé que leva a estes paraísos! Se for para esta cidade, não deixe de fazer isso e tomar um sorvete delicioso nas ruas históricas que estão na direção do porto.
Dica: o estacionamento do Porto de Cassis é pequeno e só aceita moedas - é bom não chegar muito tarde e estar sempre prevenido com suas moedas de 1 euro no bolso!

Data: 30 de junho de 2011

Um comentário:

Alvaro Ennes disse...

Um roteiro traçado com dicas importantes e foi sensacional. A catedral indicada pelo Hemam é um lugar mágico, um recanto de paz e luz, e de quebra, uma vista SENSACIONAL.....vale cada minuto de visita.
Cassis é um outro sonho realizado.....que cidade linda....calma, pacata e bem organizada, além de linda. Realmente o passeio de lancha poderia incluir uma pausa para um pequeno mergulho......se der na doida (e a grana der), voltamos por lá para ficar nessas praias paradizíacas.....ó que volto mesmo.....hehehehe.....topas loirinha linda?
Me Toooo minha linda....!!!