Sempre imaginava coisas desse mundo afora,
mas foi preciso um anjo aparecer em minha vida
para poder ir voando e ver de perto coisas lindas,
e ainda ter o direito de ser a companhia desse anjo
até o fim dessa minha vida.... você.... :-)
Me toooo minha linda....!!!
Alvaro Ennes

sábado, 30 de janeiro de 2010

29 de agosto de 2008 - Chegando em Paris

Aqui você vai encontrar um pouco de tudo - dicas de viagens, hotéis, lugares mágicos, etc.

Como estou iniciando este blog em janeiro de 2010, fiz um retrospecto das minhas viagens de 2008 e 2009 que foi bastante interessante. Espero que possa ajudar de alguma forma!


29 de agosto de 2008

1 mes e alguns dias apenas depois que minha mãezinha havia partido e fui cumprir o compromisso firmado bem antes dela ficar doente, de participar de exposição em Paris. Esta era a primeira vez que eu estava viajando para tão longe de casa e deixando para trás uma dor profunda e uma saudade enorme da minha mãe.

Como dizem os bons entendedores, não adianta vc tentar fugir dos problemas - eles te perseguem onde quer que vc vá. E é a mais pura verdade. Por mais que eu tentasse não ficar pensando nela, foram 46 anos juntas e isto faz uma baita diferença.

Eu havia comprado uma filmadora pq qdo recebi o convite para a exposição, ela ainda estava razoavelmente bem de saúde e eu prometi a ela que iria filmar tudo que pudesse para que ela pudesse estar lá comigo o tempo todo. Cumpri o prometido mas ela não estava mais me esperando quando eu estivesse de volta.

Bom, chega de tristeza! Eu estive conversando com o Alvaro a respeito de colocar em um tipo de diário as nossas viagens e algumas fotos e dicas de lugares legais. Já se passaram quase 2 anos desde esta primeira viagem mas as lembranças ficarão para sempre!

Então lá vamos nós direto do Rio para Paris pela Air France (escolha sempre o vôo que sai as 4 da tarde que é muito melhor e tente conseguir assento na parte de cima do avião, especialmente na fila do meio (para que vc possa esticar as pernas ou na 1a. fila).

O vôo é MUITO cansativo - são 12 horas de viagem e para vc se acostumar com o fuso horário, é um terror. Parece que passamos dentro da boca do boi e chegamos literalmente amassados. Pra quem tem grana ou pontos extras no cartão, com certeza vale a pena ir de Executiva ou 1a. classe!

Chegando em Paris, o deslumbramento de estar na Cidade Luz. O Charles de Gaulle é deslumbrante e chique de doer! Enquanto eu esperava as malas, olho e reconheço alguém (eu que sou péssima fisionomista!) - um Coronel da Polícia Militar que havia comprado um carro meu há mais de 20 anos atrás. Alvaro clicou nosso papo:

 

Ficamos hospedados no Hotel D´Argenson - um hotel 2 estrelas que fica transversal a uma das principais vias de Paris (Haussmann) - o hotel é simples, estilo antigo e precisando realmente de reformas. O quarto era pequeno porém limpo. O café da manhã (croissant e café e leite) é entregue no quarto na hora agendada na véspera. A internet funcionou no quarto que ficava no 1º. andar mas não nos andares mais altos. O elevador é minúsculo - uma pessoa e uma mala e olhe lá! Para nós, a grande vantagem é de que era só atravessar a rua e estávamos na galeria onde ia ficar a minha exposição.

No primeiro dia, bati na cama e durmi um bom tempo - eu estava literalmente acabada! Alvaro ainda tinha forças e foi procurar tomadas para ligar os equipamentos elétricos e só depois tirou um cochilo. Quando acordamos, fomos dar umas voltas pela vizinhança e demos de cara com a linda Igreja de Madeleine. Óbvio que eu não deixei de acender uma vela pra minha mãezinha.

Wikipédia:
A igreja de la Madeleine (francês: Église de la Madeleine), situada bem perto da Praça da Concórdia (Concorde), em uma área comercial de alto nível (ao lado da rua Faubourgs Saint-Honoré, uma das ruas mais comerciais e glamurosas de Paris), a igreja de la Madeleine chama a atenção por sua arquitetura em forma de templo clássico grego.

A construção começou próxima do ano 1764 por Contant d´Ivry, sendo logo reconstruída com planos de Guillaume Couture (1777), ainda que durante a Revolução Francesa as obras foram suspensas de 1790 a 1805 e em 1806 La Madeleine transformou-se em Templo homenagem ao Grande Exército, função que teve até que se acabou de construir o Arco do Triunfo, que a relevou nessa função.


É óbvio que eu ia ligar pra casa e falar com a Ritinha, meu filhote , minha maninha e cunhadinho queridos - avisar que tudo estava bem. Pra quem não conhece, é assim o telefone público em Paris.

Outra coisa que me chamou a atenção são as lixeiras que ficam nas ruas - todas em sacolas plásticas! Alvaro disse q elas foram adotadas depois de atentados terroristas, pois assim poderiam ver se colocassem bombas nas lixeiras. Com certeza não daria certo aqui no Brasil, pq iria ter algum espírito de porco para jogar um cigarro aceso. Se bem que, pensando bem, sacolas plásticas estão em baixa - poluem o ambiente... :D
 
 


  

Nenhum comentário: