Sempre imaginava coisas desse mundo afora,
mas foi preciso um anjo aparecer em minha vida
para poder ir voando e ver de perto coisas lindas,
e ainda ter o direito de ser a companhia desse anjo
até o fim dessa minha vida.... você.... :-)
Me toooo minha linda....!!!
Alvaro Ennes

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

04 de setembro de 2008 - Montmartre em Paris

Dia de conhecer Montmartre e nada melhor que o trenzinho que nos leva até a belíssima Basílica Sacré Couer. O passeio de trenzinho é uma delícia, com músicas francesas tocando como pano de fundo e as pessoas acenando para os típicos turistas. A estação do trenzinho fica em frente à uma estação do Metrô e em frente ao Moulin Rouge (cabaret famosíssimo construído no ano de 1889. Por toda a sua volta existem casas de conteúdo erótico e inclusive um museu erótico.)

Wikipédia:

Montmartre é um bairro boêmio da cidade de Paris, França. Surge sobre uma colina que já no tempo dos gauleses se destinava a lugar de culto. Consagrada a São Dionísio, tornou-se, na Idade Média, um lugar de peregrinação e, em 1133, passou para a jurisdição dos Beneditinos que ali cultivavam as suas vinhas.
Graças à sua posição estratégica, Montmartre foi muitas vezes centro de comandos militares. Em 1860, o bairro foi ligado a cidade e transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna. Modelos, bailarinas e pintores como Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh, Renoir e Toulouse-Lautrec frequentavam o lugar contribuindo para criar um clima de vida bastante libertária.
Hoje, as suas ruas ainda se animam com artistas, turistas que passeiam pelas ladeiras e vendedores ambulantes à procura de lugares famosos e bares bem abastecidos. No ponto mais alto da colina situa-se a Basílica de Sacré Cœur.


Primeiro visitamos a Basílica e descobrimos que vc pode subir até a torre por alguns euros. Não se pode tirar fotos dentro da Igreja portanto, não nos interessava ficar por lá. Partimos para a torre e a sorte foi termos parado de fumar alguns anos atrás pq senão nós não aguentaríamos a quantidade de degraus que tivemos de subir. Valeu a pena porque a vista é simplesmente deslumbrante e você pode visualizar vários ângulos de Paris.

Wikipédia:
A Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur) é um templo da Igreja Católica Romanaem extraído da região de Paris, sendo também o símbolo do bairro de Montmartre. A basílica está localizada no topo da montanha de Montmartre, o ponto mais alto da cidade. A Basílica de Sacré-Coeur foi construída a partir de mármore travertino Seine-et-Marne, o que garante a tonalidade branca da basílica apesar da poluição.


Para baixo, nas Tumbas, também tem coisas muito interessantes - algumas sepulturas guardam segredos seculares e lindas imagens ornamentam as salas dando um aspecto sinistro porém belíssimo, como a Pietá.


A praça dos artistas é uma mistura de pessoas e estilos e a grande maioria se oferece para te retratar. Até os pássaros fazem arte! Lindo!


Infelizmente eu não vou poder falar muito sobre a noite parisiense pq eu adoro acordar cedo e dormir cedo também. Entretanto, para não ficar devendo, Alvaro resolveu sair a noite para fotografar alguns pontos turísticos. Ele foi de Metrô e disse que foi tranquilo, não tendo nada que o deixasse preocupado a não ser que ele errou numa das transferências de estação. As fotos estão aí para comprovar a razão de Paris ter o nome de Cidade Luz.

 

Nenhum comentário: