Acredite se quiser, esta é a Boulevard Hausmann - centro de Paris. Detalhe para a arquitetura parisiense sempre enfeitada com flores, que é uma gracinha e a bicicleta parisiense que inspirou o Exmo. Sérgio Cabral.
Wikipédia:
Na Paris do século XIX, posteriormente à revolução burguesa, ocorreu o que a história nomeou “haussmannização”, o projeto de modernização e embelezamento estratégico da cidade realizado pelo Barão de Haussmann, seu “artista demolidor”, que pretendia, além de tornar a cidade mais bela e imponente, cessar com as barricadas, insurreições e combates populares muito recorrentes na época e expulsaria seus antigos moradores centrais de classe trabalhadora, para a periferia, a partir da verdadeira demolição das ruas e construções antigas da cidade para uma nova organização geométrica de casas e comércios idênticos.
As barricadas, após a remodelação de Paris, iriam cessar devido a geometria das ruas, antes sinuosas e estreitas que possibilitavam a luta frente a frente entre civis e militares, e depois largas e retas, possibilitando então o uso de canhões, que massacrariam as revoltas populares, então objetivo do Império.
Dessa forma se ergue uma elegante e homogeneizadora Paris sobre os escombros da antiga, futuramente apagando-a da memória histórica junto das correntes guerras civis e influenciando a modernização de outras tantas metrópoles desde o século XIX e estendendo-se até hoje.



Fomos andando até o final da Hausmann para pegar o ônibus de turismo - é bem legal: vc compra um ticket que é válido por 2 dias. Ele roda todos os principais pontos turísticos de Paris e vc pode descer nos pontos correspondentes. Na primeira foto, ainda dentro do ônibus com a Torre Eiffel atrás e na segunda, o melhor lugar para se ter uma visão da Torre - Trocadero.
Wikipédia:
A Torre Eiffel (em francês: Tour Eiffel, /tuʀ ɛfɛl/) é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel, que é o edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo, milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre possui 324 metros de altura. Foi a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, Estados Unidos. Não incluindo as antenas de transmissão, a Torre é a segunda estrutura mais alta da França, atrás apenas do Viaduto de Millau, concluído em 2004. A Torre Eiffel é uma estrutura de aço e pesa cerca de 10.000 toneladas, possui uma densidade relativamente baixa, pesando menos de um cilindro de ar ocupando as mesmas dimensões da torre.


Paris é a paixão do meu marido. Infelizmente eu não compartilho do seu gosto. Acredito que esteja ligado a alguma outra vida dele. De qualquer forma, é um lugar bonito de se conhecer , principalmente pela sua grandeza cultural. Aqui chegamos no Louvre. A terceira foto é do interior do Louvre tirada através da pirâmide de vidro. Na verdade, a fila para entrar no museu era imensa e não nos encorajou.
Wikipédia:
O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).



Nenhum comentário:
Postar um comentário